24 de junho de 2018

“Um Enfermeiro cuidará de 50 pacientes nos tratamentos de DRC” ! Determina Portaria do Ministério da Saúde!

Infelizmente o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União em 08 de junho de 2018, a Portaria 1.675/GM/MS, que preconiza, entre outras determinações, que um Enfermeiro ficará responsável por 50 pacientes nos tratamentos de Doenças de Doenças Renais Crônicas. A Portaria 1.675/GM/MS/2018 altera a Portaria de Consolidação nº 3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os critérios para a organização, funcionamento e financiamento do cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica – DRC no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

A Nova medida do Ministério da Saúde anuncia desemprego, desvalorização da categoria, aumento da precarização das relações de trabalho, como por exemplo, a sobrecarga de trabalho sobre os profissionais de enfermagem,cuja alteração foi de um enfermeiro para cada 50pacientes e um técnico para cada 06 pacientes, o que irá causar uma piora no atendimentos aos pacientes em hemodiálise. Antes da Portaria  um técnico para cada 4 pacientes já era ruim agora a situação será crítica. O previsto é que  90% da Clinicas do Brasil poderão imediatamente cumprir essa nova regra, o que poderá gerar demissão de  milhares de profissionais em todo o Brasil.

A medida poderá causar aumento no número de óbitos, complicações dos quadros clínicos dos pacientes, aumento das doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão(SEEMA) repudia a medida, editada e publicada de forma unilateral, sem a participação de representantes dos trabalhadores e pacientes. O SEEMA  encaminhou ao Ministério da Saúde pedido de revisão da mesma.

 

 

Compartilhar