18 de agosto de 2019

Trabalhadores comparecem em Audiência no MPT para discutir sobre o aumento de Jornada de Trabalho e Demissões em Massas!

Na última quinta-feira, dia 15 de agosto de 2019, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão-SEEMA, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde-SINDSAÚDE e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares e Enfermagem-SINTAEMA participaram de audiência no Ministério Público do Trabalho em São Luís para tratar sobre o aumento de jornada proposto para as UPAS de São Luís e Hospitais do Estado e sobre as demissões em massa que estão ocorrendo nos hospitais do Estado.
Trabalhadores compareceram atendendo o convite dos Sindicatos,uma vez que o aumento da jornada de trabalho tem relação direta com as demissões, e a presença dos trabalhadores fortalece a defesa do emprego e do trabalho decente.
A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares e a IADVH também enviaram representantes, pois são as responsáveis pelas UPAS e Hospitais nos quais está acontecendo esta situação.
A audiência foi coordenada pela procuradora dra Anya Gadelha Diogenes, que solicitou aos Sindicatos realizar a abertura de um novo procedimento para tratar das demissões e ao SEEMA para realizar abertura de um movo procedimento para deliberar sobre a carga horária, o que foi feito ainda no mesmo dia.
Ao final ficou decidido que o Sindsaúde irá anexar ao processo as escalas atuais e a EMSERH irá anexar as escalas propostas para que o Ministério Público avalie se há majoração de jornada, da mesma forma com os enfermeiros, o Ministério Público irá analisar se há aumento da jornada, para que se chegue a uma conclusão, já sobre as demissões em massa foi solicitada audiência de mediação.

Compartilhar