26 de junho de 2019

SEEMA e Força Sindical participam de Reunião com o governador Flávio Dino: Trinta Horas, Terceirização na Saúde e outras pautas em debate!

Nesta segunda-feira, dia 24 de junho, as Centrais Sindicais participaram de uma reunião com o governador Flávio Dino para discutir as pautas trabalhistas reivindicadas pela Classe Trabalhadora.
O Presidente da Força sindical Frazão Oliveira, a Diretora do Sindicato dos Enfermeiros-SEEMA, Ana Léa Coêlho e a diretora da Força sindical Joelma Aker representaram a Força Sindical.
Diversas pautas trabalhistas foram discutidas entre elas a convocação dos concursados da AGED, da Polícia, realização de concursos, salário dos professores, segurança nas escolas, geração de emprego, manutenção do emprego, desenvolvimento da economia por meio da geração e manutenção do emprego, terceirização na saúde e outras áreas, regulamentação da jornada de trabalho da enfermagem, rotatividade de empresas que não pagam rescisões trabalhistas na saúde entre outras.
Em relação à Terceirização na Saúde, o governador se manifestou afirmando que acreditava inicialmente que seria viável realizar um grande concurso público na saúde, no entanto recebeu esse sistema de terceirização em andamento e não é possível demitir milhares de profissionais de saúde de forma abrupta, uma vez que isso causaria um grande número de desempregos e ainda poderia até causar um colapso na saúde, uma vez que os profissionais já treinados que já conhecem as rotinas de trabalho seriam demitidos todos de uma vez, todavia o governador que autorizou a realização de um concurso na saúde, o qual aconteceu em 2017, afirma que irá fazendo concurso aos poucos para não ter desemprego em relação aos profissionais que estão trabalhando nos hospitais atualmente, e para não ter problemas na assistência. Foi proposto ainda que esses contratos dos profissionais devem ser regularizados e que as Convenções coletivas de trabalho possam ser respeitadas.
Quanto à Jornada de Trinta Horas para a Enfermagem o governador Flávio Dino afirmou nessa reunião que é a favor da jornada de trinta horas para a enfermagem, que acha uma reivindicação justa, afirmou ainda que tem conhecimento que uma parte da categoria já faz trinta horas, que os demais fazem trinta e seis horas semanais, portanto acredita que é possível fazer essa transição para trinta horas e que está disposto a dialogar sobre esse assunto.
A reunião encerrou com a proposta de uma agenda periódica e permanente com os representantes das Centrais Sindicais para acompanhar e dialogar sobre as pautas reivindicatórias da classe trabalhadora.

Compartilhar