23 de junho de 2023

Profissionais de Enfermagem farão Greve Geral em defesa do Piso Salarial da Categoria

Centenas de Enfermeiros aprovaram em Assembleia Geral do Sindicato dos Enfermeiros-SEEMA, adesão da categoria à Greve Nacional, convocada Nacionalmente pelas Entidades Representativas que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem, no caso dos enfermeiros, a Federação Nacional dos Enfermeiros-FNE!

A Assembleia Geral foi coordenada pelo presidente do SEEMA, e contou com a participação da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, professora Sílvia Viana, que em sua fala destacou a importância e protagonismo da enfermagem, a inadiabilidade da greve, a importância da participação dos profissionais e da legitimidade do direito que os profissionais tem em perceber o Piso Salarial em seus contracheques.

O assessor jurídico do SEEMA, dr Edilson Freitas apresentou os aspectos jurídicos e a logística de funcionamento da greve, assim como a dra Lusimayre, presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem e advogada, que participou da Assembleia e destacou ainda a importância da união entre técnicos e enfermeiros, abordou também importantes aspectos jurídicos relacionados aos movimentos grevistas. O diretor do SINTESPEM- Sindicato dos Funcionários Públicos da Região Central, Valmir, de Presidente Dutra discorreu sobre a logística do cumprimento do Piso Salarial pela categoria, reafirmou a importância da greve e aspectos realizados à atuação dos sindicatos e à mobilização dos profissionais. A professora Kheila Passos defendeu a urgência da greve e da resistência organizada, afirmou que a situação é grave e requer medida de luta e mobilização, que os acadêmicos e estudantes de enfermagem também precisam se engajar nesta luta, uma luta de todos. A ex-presidente do SEEMA, Ana Léa Coelho destacou a necessidade de uma rede de proteção aos profissionais durante todo o período grevista, para combater os assédios, retaliações e possíveis intimidações aos profissionais que aderirem ao movimento paredista, para Ana Léa Coelho, a participação na greve é um direito e deve ser protegido e respeitado, o que foi corroborado pelo enfermeiro Ozino, de Bacabal, que participou da Assembleia do SEEMA, representando o Sindicato dos Servidores Públicos de Bacabal, que também aderiu à greve.

Hoje, dia 23 de junho de 2023 será realizada a Assembleia Geral dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, cuja perspectiva é também para aprovação à adesão da Greve Nacional, cabe ressaltar que diversas lideranças já confirmaram participação na Assembleia dos Técnicos de Enfermagem, que será realizada no Sindicatos dos Bancários, Centro São Luís-MA.

A Greve Nacional da Enfermagem será dia 29 de junho e um dia antes da greve, dia 28 de junho de 2023 será realizada uma gigantesca mobilização no país inteiro em defesa do Piso Salarial da Enfermagem! A categoria está insatisfeita com o posicionamento que o Supremo Tribunal Federal-STF tem tomado mediante a ação que fora ajuizada pelas Entidades patronais, que resistem em cumprir a Lei do Piso da Categoria! A Enfermagem se sente injustiçada e desprestigiada, os profissionais também queixam-se da assimetria de poder e de estrutura entre empregadores e empregados, pois representantes dos empregados, a exemplo da FNE apresentaram pesquisas e dados científicos comprovando a viabilidade do pagamento do Piso da Enfermagem, mas a demanda dos trabalhadores não tem encontrado acolhimento junto aos que tem poder de decidir! Por isso a greve é o único instrumento que restou, pois já se tentou de toda forma uma resolução sem sucesso!

Os Sindicatos respeitarão a lei de greve, informarão nos prazos legais aos hospitais sobre a greve e o escalonamento e proteção da lei trabalhista aos trabalhadores que tem todo direito de participar do movimento paredista! Assim, os encaminhamentos para o preparo e amparo trabalhista para a greve da Enfermagem segue pelo departamento jurídico do sindicato, profissionais e diretoria do sindicato, todos os passos serão informados aos profissionais! Avante Enfermagem, sem lutas não há vitórias! Rumo à greve 💪

Compartilhar