1 de agosto de 2019

Escalas dos profissionais de enfermagem das UPAS de São Luís continuarão com Jornada de 30 horas semanais!!!

Hoje uma reunião entre o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, COREN, Sindsaúde, EMSERH e Secretaria Estadual de Saúde foi imprescindível para decidir a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem das UPAS e Hospitais estaduais de São Luís, a qual permanecerá 30 horas semanais.
ENTENDA A MOTIVAÇÂO DO CONFLITO: Desde 2014 todos os profissionais de enfermagem que atuam nos hospitais estaduais e upas de São Luís praticam jornada de 30 horas semanais. Todavia, ontem, dia 31 de agosto de 2019 os profissionais foram surpreendidos “a queima roupa” com uma escala de trabalho de 36 horas, totalmente divergente da escala que vêm fazendo há vários anos, ou seja, não deu tempo sequer de os profissionais se organizarem com suas atividades sociais, seus cursos de aperfeiçoamento e atividades familiares. Fato que gerou irresignação entre os profissionais que prontamente se dispuseram a fazer uma paralisação geral da categoria em frente ao Ministério do Trabalho, que seria amanhã, sexta-feira dia 02 de agosto, entretanto foi cancelada em função da negociação entre os Sindicatos, COREN, SES e EMSERH.
AUMENTO DA JORNADA FERE A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: Esse aumento de Jornada que estava proposto fere a legislação trabalhista, uma vez que ao aumentar a Jornada de Trabalho, reduz o valor da hora-salário, e a redução de salário é vedada pela Constituição Federal, além disso existe um contrato social, a vida social do trabalhador que se organiza em torno da jornada e do salário, e esse contrato social também não pode ser alterado de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas-CLT, além disso as Convenções do SEEMA e do Sindsaúde também vedam esse aumento de Jornada.Caso essa jornada fosse colocada em prática cada profissional teria que trabalhar 2 meses e meio gratuitamente, ou seja, uma parte do trabalho seria de forma escrava.
Ao final da reunião, após muitas discussões a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares acordou com as Entidades Presentes que as escalas seriam recolhidas e que a jornada continuaria 30 horas, foi o procedimento adotado pela empresa.
O SEEMA parabeniza a todos os profissionais que se levantaram, reagiram e não aceitaram a redução do seu salário e que imediatamente se dispuseram a fazer a paralisação geral, a qual não foi necessária já que a EMSERH recuou dessa medida. Assim, a enfermagem está cada vez mais consciente da sua importância, buscando a valorização e o respeito através da união e da participação da categoria, que se organiza por meio de suas Entidades Classistas.

Compartilhar