24 de maio de 2024

Enfermeiros Recusam Proposta Patronal para implantação do Piso Salarial!

Em Assembleia Geral, nesta terça-feira, dia 21 de maio de 2024, a categoria dos Enfermeiros recusou proposta do Sindicato Patronal de São Luís, SINDHOSP, para implantação do Piso Salarial da categoria.

Esta é a terceira proposta apresentada pelo Sindicato Patronal, que novamente não atende às reivindicações da categoria em suas contra-propostas.

A Assembleia Geral teve a participação do presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Nonato Cadilhe, do diretor José Alves, da diretora Marilayde Mendes, da Enfermeira e Cientista Política Ana Léa Coelho e de representantes de Estabelecimentos de Saúde da Rede Privada, dentre eles, o hospital UDI, Hospital do Servidor, de algumas clínicas e de outros Estabelecimentos de Saúde da Rede Privada de São Luís, contando com a participação de parte do departamento jurídico do SEEMA.

A categoria em assembleia considerou a proposta do SINDHOSP bastante constrangedora, afirmaram ser lamentável que o Sindicato Patronal, representante de estabelecimentos cuja mão de obra em sua maioria absoluta é de enfermagem apresente proposta tão irrelevante e até mesmo uma falta de senso mínimo de avaliação da importância da categoria.

Assim, os presentes, além de reprovarem a proposta por unanimidade também consensuaram em apresentar uma nova proposta, tanto em relação às cláusulas da CCT quanto a uma proposta de pagamento do Piso e ao pagamento do Piso Salarial desde que o STF decidiu que eles deveriam pagar, ficando o valor do passivo a compensar as imensas perdas da categoria por não terem recebido ainda recebido o Piso salarial da Enfermagem conforme a Lei 14.434, de 4 de agosto de 2022.

Assim, a assembleia geral dos enfermeiros encerrou com a decisão da categoria em reprovar a proposta apresentada pelo patronal e ajuizar ação de dissídio coletivo, pois já se esgotaram todas as possibilidades de negociação administrativa em relação ao Piso Salarial da Enfermagem, sem êxito.

Compartilhar