21 de agosto de 2014

Encontro da enfermagem maranhense lotou auditório do Hotel Abbevile

Centenas de profissionais de enfermagem lotaram ontém a noite o auditório do Hotel Abbevile no bairro São francisco em São Luís para discutir demandas da classe. O evento contou com a presença de vários apoiadores da enfermagem entre eles a enfermeira e deputada estadual Valéria Macedo,a vereadora de São Luís Rose Sales do PC do B, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, o deputado federal Carlos Brandão, professora Rosilda Dias da UFMA, professora Elba Gomide da UFMA, professora Rita Ivana do Instituto Florence, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Luís Marcelo Rosa, a ex presidenta do Conselho Regionald e Enfermagem Euzanir Aroucha entre outras lideranças.

O Encontro foi convocado pela enfermeira e deputada estadual Valéria Macedo, que mais uma vez confirmou sua credibilidade e liderança junto à enfermagem maranhense. A deputada Valéria Macedo afirmou que é necessário a realização de um Concurso Público no Estado urgente, pois há mais de 25 anos não se realiza um Concurso no Estado, que está dominado pela precarização no trabalho, por meio das empresas terceirizadas que não dão segurança aos profisionais.

A vereadora Rose Sales afirmou que está disposta a defender as bandeiras de luta da profissão, que reconhece a enfermagem como uma profissão primordial na atenção à saúde do ser humano e que está disposta a defender as demandas da categoria a exemplo de quando intermediou o TAC entre o Ministério Público, o município e os trabalhadores da enfermagem, e que tem sido demndada pelo sindicato dos enfermeiros com relação aos interesses da classe está discosta a defender as bandeiras de luta da classe.

A presidenta do Sindicato dos enfermeiros Ana Léa Coêlho afirmou que não devemos nos acostumar com o mal, o excesso de plantões, trabalho precarizado, licença maternidade com tempo insuficiente, Ana Léa afirmou que alguns profissionais chegam a tirar cinco plantões consecutivos e no último plantão já o profisisonal que está doente e precisando de assistência.

A ex-presidenta do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão(COREN) compareceu ao Evento, foi cumprimentada pela presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão, que frisou que a construção da sede do COREN-MA foi um ato responsável e justo por doutora Euzanir, que proporcionou aos profissionais de enfermagem terem um atendimento digno em seu Conselho.

Ao final todos entregaram uma carta onde o candidato Flávio Dino, que pertence à Coligação da deputada Valéria Macedo assinou se comprometendo em atender as revindicações da categoria, entre elas o Concurso para os profisisonais de saúde, O PCCV, A regulamentação da jornada de trabalho e Condições dignas de trabalho e de atendimento aos pacientes.

Compartilhar