23 de agosto de 2019

COREN-MA e Sindicatos da Saúde buscam solução para combater as demissões imotivadas em Upas e Hospitais da Rede Estadual!!

Hoje, dia 23 de agosto de 2019, pela manhã na sede do Conselho Regional de Enfermagem em São Luís, as Entidades Classistas representantes dos profissionais de enfermagem e de profissionais de saúde reuniram-se para discutir sobre as demissões de profissionais de enfermagem nos hospitais da rede estadual de saúde.
Participaram da Reunião representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão-SEEMA, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde-SINDSAÚDE, Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem-SNTAEMA e do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão-COREN-MA.
PONTOS QUE FORAM ABORDADOS SOBRE AS DEMISSÕES: Hoje há duas formas de contratação na rede estadual de saúde, uma foi através de um processo seletivo e outra forma é através de profissionais requisitados por meio de Decreto Estadual, sendo que essa requisição foi acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho. A primeira requisição foi da empresa ICN em 2015 na qual os profissionais passaram para o Estado e depois para a empresa BIOSAÙDE, foram requisitados novamente para o Estado quando a BIOSAÙDE rompeu o contrato e atualmente estão contratados pela IDVH.
Ocorre que o Estado iniciou um processo de demissões imotivadas e em número elevado em algumas dessas Unidades, no qual os profissionais de saúde demitidos não são substituídos, causando prejuízo à Assistência ou os substituindo por profissionais que nem foram seletivados nem foram requisitados, o que dá margem para cogitações que essa empregalização seria para favorecimentos e barganhas políticas.
Em função dos prejuízos causados à assistência, da sobrecarga de jornada de trabalho, exposição a riscos de acidentes de trabalho pelo grande número de pacientes por profissional os Sindicatos representantes dos profissionais de saúde e de enfermagem abriram pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho-MPT e reuniram-se com representantes do Conselho Regional de Enfermagem, COREN-MA, o qual por meio dos Conselheiros dr Ronaldo Beserra, dra Kheila Passos, dra Cristiane Padilha e dra Adriana declararam apoio aos profissionais, prontificaram-se a participar das audiências de mediação no Ministério Público do Trabalho para esclarecer sobre o Dimensionamento de profissionais.
O SEEMA foi representado pela presidente, dra Ana Léa Coelho, o SINDSAÚDE foi representado pela presidente Dulcimayre e o SINTAEMA foi representado pela Técnica de Enfermagem Domingas Silva.
Os Sindicatos presentes agradeceram ao dr Ronaldo Beserra e aos demais membros do COREN-MA pelo apoio, pois trata-se de um momento histórico e primordial, a união das Entidades Classistas para o fortalecimento e valorização da enfermagem maranhense.
O próximo passo será a participação conjunta das Entidades em audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho para encontrar uma via de negociação que proporcione mais segurança nas relações de trabalho e na assistência à população por meio da atuação conjunta das Entidades Representativas em prol dos interesses coletivos.

Compartilhar