14 de agosto de 2019

AUDIÊNCIA NO MPT AMANHÃ!!!! EM DEBATE AUMENTO DA JORNADA DAS UPAS DE SÃO LUÍS E DEMISSÕES DE SELETIVADOS, PARTICIPE!!!

Amanhã, dia 15 de agosto às 10 horas da manhã acontecerá uma audiência no Ministério Público do Trabalho em São Luís para tratar do aumento da jornada de trabalho dos profissionais das Upas de São Luís e dos hospitais da rede estadual, e ainda das demissões em massa de profissionais da saúde, que estão ocorrendo em Unidades de Saúde do Estado.
ENTENDA O PREJUÍZO DAS DEMISSÕES DOS SELETIVADOS: Atualmente o número de profissionais de enfermagem é insuficiente para o número de atendimentos. O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão-COREN já notificou várias Unidades e já participou de diversas audiências para tratar essa pauta, uma vez que o Dimensionamento de profissionais por paciente é de competência legal do COREN, portanto há um grande desfalque de profissionais. Surpreendentemente iniciou-se um processo de demissões em número elevado, demissões imotivadas, causando prejuízo à sociedade, que poderá seu atendimento adiado ou insuficiente por falta de profissionais, portanto a audiência discutirá o prejuízo ocasionado em função dessas demissões em massa.
ENTENDA O AUMENTO DA JORNADA DE TRABALHO: Desde 2014 os profissionais de enfermagem de São Luís recebem remuneração que corresponde ao valor pago por 30 horas semanais de trabalho, entretanto para “economizar” o Estado propõe que cada profissional agora aceite aumento de jornada de 2,5 meses por ano, ou seja, que os profissionais trabalhem 2,5 meses por ano de graça, trabalho escravo. Isso representa um prejuízo sem precedentes para os trabalhadores, uma vez que entre técnicos e enfermeiros são mais de 2 mil profissionais nessa situação, que terão suas atividades sociais, de ensino, familiares prejudicadas, além de as Convenções Coletivas vedarem essa majoração de jornada.
Assim, o SEEMA convida os profissionais de enfermagem para se fazerem presentes na audiência de amanhã, e destaca que para que a população tenha uma saúde de qualidade tem que haver um número suficiente de profissionais e as condições adequadas de atendimento, portanto é essencial a participação de todos.

Compartilhar